top of page

INCT-IDDC nas eleições argentinas - Boletim 8




Futuro presidente, Milei venceu em 20 das 23 províncias

Os argentinos decidiram o futuro político do país, elegeram Javier Milei para comandar a Argentina pelos próximos quatro anos. O candidato ultraliberal venceu a disputa com quase 11 pontos de vantagem em relação ao governista Sergio Massa, e anunciou, no final da noite de domingo, que começava ali a “reconstrução da Argentina”. Sinalizou que "não há lugar para reformas graduais", pediu responsabilidade ao atual governo, agradeceu à Patricia Bullrich e a Mauricio Macri pela generosidade e convidou à participação aqueles que "querem juntar-se à nova Argentina, não importa de onde venham".

Milei venceu em 20 províncias, além da capital, Buenos Aires. O bom desempenho eleitoral no interior do país foi generalizado, atingindo mais de 70% dos votos em algumas províncias, como Mendoza e Córdoba. O mapa eleitoral elaborado pelo site argentino Infobae indica as mutações nos resultados ao longo da disputa (em roxo, LLA/Milei; em azul, UxP/Massa), nas eleições primárias, no primeiro turno e no segundo turno .



Sergio Massa contava com a província de Buenos Aires para reforçar seu desempenho nacional, o que não aconteceu. Com isso, a extrema-direita chega à Argentina por meio de Javier Milei, que passou de outsider político a presidente do país em apenas dois anos. Entre as primeiras medidas anunciadas, poucas horas depois de anunciada a vitória, estão a privatização de empresas estatais, como a petrolífera YPF e meios públicos de comunicação. A posse do novo presidente acontece no próximo dia 10, quando a Argentina celebra 40 anos da retomada da democracia no país.


Que futuro para a Argentina?

Em uma transmissão ao vivo, cientistas políticos do INCT analisam o resultado da eleição argentina. O professor da UFMG Leonardo Avritzer avalia que a Argentina “dá um salto no escuro nos planos econômico e político”, e o professor da Unicamp Oswaldo Amaral afirma que esta foi “a eleição do cansaço”.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page