top of page

INCT-IDDC nas Eleições Argentinas - Boletim 4

Eleições argentinas: como entender o resultado e o que esperar para o segundo turno?

Boletim 4 INCT IDDC





Resultado do primeiro turno (98,5% das urnas apuradas)

36,68% Sergio Massa (Union por La Patria)

29,98% Javier Milei (La Libertad Avanza)

23,83% Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio)


Foi com surpresa que os argentinos receberam os resultados do primeiro turno da disputa pela Presidência da Argentina. O peronismo e seu candidato Sergio Massa passaram ao segundo turno com uma liderança retumbante, nas palavras do jornal Clarín. Massa alcançou quase 37% dos votos, somando mais de 3 milhões de eleitores ao seu resultado nas primárias. Javier Milei, do La Libertad Avanza, ficou em segundo lugar, com quase 30% dos votos, tendo perdido mais de 400 mil eleitores depois de supreender o país ao liderar as votações primárias, que servem para indicar os candidatos que disputarão o cargo. Segundo analistas, o que Milei conseguiu nas primárias foi o seu teto. Já Patricia Bullrich, candidata do Juntos pela Mudança, perdeu milhares de votos em relação às primárias e ficou fora da disputa em segundo turno, prevista para 19 de novebmro.


O que explica o triunfo do governista?

Na reta final do primeiro turno, foi clara a mudança no eixo da campanha de Massa. Parte dos analistas se refere a uma “campanha do medo”, em alusão à difusão de propagandas que mostravam o que, segundo a campanha, mudaria se a retirada de subsídios proposta pelos candidatos da direita de fato fosse executada.

Por outro lado, Massa mudou radicalmente a sua comunicação. Com a ajuda de consultores brasileiros que já trabalharam para o PT, foi possível ampliar o seu alcance nas redes sociais apelando para mensagens de esperança e amor nos últimos dias. Massa também propôs um governo de unidade nacional, o “governo dos melhores”, sem divergências ideológicas. Ele sinaliza que essa será sua estratégia publicitária para o segundo turno.

Em seus discursos na noite deste domingo, tanto Javier Milei como Patricia Bullrich apontaram críticas ao kirchnerismo, o inimigo claro de ambos, os “criminales kirchneristas”. Mas isso não significa que apoiar Milei seja tarefa fácil para Juntos por el Cambio. A direção que tomará quase um quarto do eleitorado que preferiu Bullrich no primeiro turno é o que se debate agora.


Como fica o Congresso Nacional?


Na Câmara dos Deputados, o partido governista, Unión por la Patria, perdeu 13 cadeiras e ficará com 105 cadeiras. Juntos por el Cambio perdeu 23 deputados e terá 94 cadeiras. Já o partido de Javier Milei, La Libertad Avanza, salou de 3 cadeiras para 38. Entre os deputados que tomarão posse está Ricardo Bussi, filho do repressor Antonio Bussi da província de Tucumán, que dias atrás comparou a comunidade LGBT+ às pessoas com deficiência e se diz a favor do porte de armas.


No Senado, o Juntos por el Cambio também encolheu. O peronismo ganhou 32 cadeiras e o partido de Milei, pela primeira vez, terá representação na Câmara Alta, com oito senadores. Embora o peronismo tenha maioria no Senado, as forças principais terão que ser reacomodadas.


Leituras que recomendamos:


BBC explora os fatores que definirão o próximo presidente da Argentina


Quer ver quem ganhou e quem perdeu em cada região do país? Clarín traz painel interativo


Infobae mergulha no bunker de Javier Milei, onde se concentraram seus eleitores ao longo do domingo de eleição, e conta o que o viu


Para finalizar:


“As primárias foram um voto de indignação, o primeiro turno foi o voto do medo e da racionalidade”, afirmou o coordenador do INCT no Brasil, Leonardo Avritzer. Acompanhe a discussão feita pelos analistas do INCT IDDC sobre o resultado das eleições argentinas.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page