A CARA DA DEMOCRACIA

A pesquisa  “A Cara da Democracia no Brasil” é um dos eixos que articulam a investigação sobre representação, participação e opinião pública no âmbito do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.

 

Os últimos anos vêm mostrando mudanças importantes no comportamento, nas atitudes e nos valores dos cidadãos brasileiros com relação à democracia e seu funcionamento no país. Alguns pontos merecem destaque: a relação com o sistema representativo aponta deficits muito significativos que se expressam no baixo grau de confiança e de avaliação das instituições, na recusa da política, dos partidos e dos políticos, constituindo percepções negativas que afetam a legitimidade do sistema. 

 

No âmbito da participação, novas formas de ativismo passaram a compor os modos de organização e de mobilização, traduzindo as mudanças estruturais da política na era das novas tecnologias de comunicação, e conferindo à opinião pública um papel potencializado sobre as mediações que realiza entre os cidadãos e o Estado.

 

O estudo dos posicionamentos e dos julgamentos sobre o sistema político e a avaliação de seu impacto sobre a adesão à democracia, assim como a identificação de atitudes com relação aos valores da vida democrática, tais como a tolerância e o respeito aos direitos, são alguns dos pontos dessa pesquisa.

 

Dessa forma, o survey “A Cara da Democracia no Brasil” tem como objetivo produzir um retrato atualizado de como o brasileiro enxerga a democracia no país e como se apropria de informação política. Os focos dessa pesquisa estão organizados em três áreas temáticas:

 

1) Democracia, representação e deliberação no âmbito do Legislativo;

2) Participação e hábitos políticos da cidadania;

3) Justiça e democracia no âmbito do Judiciário.

 

A primeira etapa do survey foi realizada em 15 a 23 março de 2018. Foram entrevistas 2500 pessoas, eleitores e com idade mínima de 16 anos. O questionário foi aplicado em 26 estados brasileiros, com exceção do Amapá. A próxima edição do survey será realizada em 2019. Para ver os relatórios, clique aqui.

Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação

Endereço: Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha | Belo Horizonte - MG 31270-901

E-mail: institutodademocracia@institutodademocracia.org

Telefone: (31) 3409-5004