top of page

INCT-IDDC nas eleições argentinas | Boletim 1




Quem vence quando não há ganhadores?

O primeiro dos dois debates entre os candidatos à Presidência da Argentina aconteceu na noite de domingo e, segundo avaliou a imprensa do país vizinho, terminou sem um ganhador claro. “Certamente, ninguém ganhou votos, mas também não perdeu”, resumiu o jornal La Nación. Mas a ausência clara de um vencedor não é por si só um reforço à candidatura de Milei, que lidera as pesquisas de opinião?


Corrida à Presidência Javier Milei - 33,2% Sergio Massa - 32,2% Patricia Bullrich - 28,1% Juan Schiaretti - 3,6% Myriam Bregman - 2,9% *Pesquisa realizada presencialmente pela Celag entre 1 e 20 de setembro com 2.509 entrevistados; a margem de erro é de até 2,2%


O embate foi promovido pela Justiça Eleitoral argentina, com temas definidos de antemão. A seguir, a equipe do INCT-IDDC selecionou alguns conteúdos de imprensa para ajudar a compreender o contexto eleitoral argentino, que terá seu segundo e último debate no próximo domingo, duas semanas antes do país ir às urnas no dia 22 de outubro. Leia a seguir:


Clarin: Um dos principais jornais do país avalia que os candidatos tentaram cuidar dos votos com os quais já contavam, sem arriscar muito. Os oponentes buscaram desgastar Massa com a economia e um escândalo no governo peronista. Já Massa tentou se distanciar do governo, como se não fosse ministro. Milei estava contido, e Bullrich, nervosa.


La Nación: Os colunistas do jornal avaliam o desempenho de cada um dos cinco candidatos presentes no debate, trazendo seus pontos fortes e fracos. Na avaliação geral dos jornalistas, o desempenho de Milei, cuja solidez argumentativa se mostrou superior àa dos demais concorrentes, o coloca em pequena vantagem.


Infobae: Não houve saudação final ou foto conjunta do primeiro debate, cujo momento mais tenso foi uma solicitação para que Milei pedisse perdão ao Papa Francisco, argentino. O site traz os detalhes do debate visto dos bastidores e o que se pode ouvir quando os microfones estavam desligados.


Página 12: Para o periódico, o debate antecipa o que pode ser um segundo turno, com Massa polarizando com Milei e apelando à unidade nacional; e Milei tratando os crimes da ditadura como “excessos” (tentando na Argentina o que o Brasil viveu anos antes com a ascensão da extrema-direita).


Quem disse o que no debate:

“As necessidades são infinitas e os direitos alguém tem que pagar.”

Javier Milei (La Liberdad Avanza)


“Seja patriótico, não promova o uso do dólar.”

Sergio Massa (Unión por la Patria)


“Vou apagar a inflação do mapa.”

Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio)


“Os dois últimos governos aumentaram a pobreza para mais de 40%.”

Juan Schiaretti (Hacemos por Nuestro Pais)


“Milei não é um leão, ele é um gatinho fofinho dos poderes econômicos."

Myriam Bregman (Frente de Izquierda y de los Trabajadores)


Para finalizar:

“O perigo é real”: em editorial, jornal britânico alerta sobre o risco do triunfo de Milei para a democracia argentina.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page