top of page

INCT-IDDC nas eleições argentinas - Boletim 7

Boletim 7



Massa supera Milei em debate, mas incerteza seguirá até as urnas

A poucos dias de eleger seu próximo presidente, a Argentina acompanhou no domingo o debate entre Sergio Massa (Unión por Patria) e Javier Milei (La Libertad Avanza). A avaliação da mídia argentina foi praticamente unânime: Massa se saiu melhor, mostrando-se muito mais sólido e confiante do que o seu rival. O candidato governista utilizou a estratégia de fazer perguntas diretas sobre a plataforma política de Milei, deixando-o muitas vezes sem resposta. Já Milei, mostrando-se inconsistente e nervoso, não foi capaz de se valer da forte crise econômica que o país atravessa para encurralar o atual ministro da Economia.


Massa fez um convite à ação, tentando despertar a esperança de anos melhores e comprometendo-se a criar confiança mesmo entre aqueles que ainda não a têm. Em contrapartida, Milei tentou impulsionar a raiva e o ódio dos argentinos, insistindo que "uma Argentina diferente é impossível com as mesmas pessoas de sempre".


O Brasil foi um dos pontos de enfrentamento entre os candidatos. Milei reafirmou que, se eleito, colocará fim às relações diplomáticas e comerciais com países "comunistas" como a China e o Brasil, mesmo que sejam os principais parceiros do país. No contra-ataque, Massa argumentou que a proposta do rival destruiria 2 milhões de postos de trabalho no país, que vive um cenário já crítico. Apesar de a imprensa indicar quem venceu o confronto na TV, o eventual impacto do debate entre os eleitores só será conhecido nas urnas. As últimas pesquisas de opinião foram divulgadas na semana passada e indicam cenário imprevisível. A eleição é neste domingo, 19, e o novo presidente da Argentina deve ser conhecido poucas horas depois de fechadas as urnas.


Para saber mais

1. O site Página 12 listou as desculpas dadas por Milei para justificar seu nervosismo e baixo desempenho no debate, como vozes atrás do palco ou tosses


2. O site Infobae traz detalhes do que não se viu na TV durante o que ele considerou uma “noite histórica”


3. Os cientistas políticos e professores Leonardo Avritzer, Enrique Peruzzotti e Osvaldo Iazzetta lançam na Argentina nesta semana o livro “La antipolítica e los desafíos de la democracia argentina”


Kommentarer


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page