top of page

Confiança nos partidos políticos


Dados do survey 'A Cara da Democracia' mostram baixo índice de confiança dos brasileiros nos partidos, confira o relatório

A pesquisa A Cara da Democracia no Brasil, realizada em março de 2018 pelo Instituto da Democracia, mostra um baixo nível de confiança dos brasileiros nos partidos políticos – patamar mais baixo desde 2006. O Survey também mostra que a simpatia pelas agremiações políticas se encontram no nível mais baixo desde 2008.

Os pesquisadores do Instituto, Oswaldo Amaral e Sérgio Simoni Jr., mostram no relatório Partidos Políticos alguns resultados do estudo e comparam esses dados com os resultados de pesquisas anteriores, como a pesquisa Barômetro das Américas e estudos realizados pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (Nupps) da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

De acordo com a pesquisa, 77,8% dos entrevistados afirmaram não ter “nenhuma confiança” nos partidos políticos e apenas 1,1% dos eleitores declararam “confiar muito” nessa instituições. Para os autores, essas porcentagens traduzem o maior nível de desconfiança com relação às legendas brasileiras desde 2006, quando há dados para comparação sistemática (gráfico 01).

Nível de confiança nos partidos

Fonte: Nupps/Cesop (2006); Nupps (2014); INCT (2018). Margens de erro: 2006 (2,0); 2014 (2,0); 2018 (2,0). I.C. 95%

Os autores destacam que, a porcentagem de respondentes que afirmaram “confiar muito” não variou muito e nunca foi muito elevada (2,1%, em 2006, e 2,4%, em 2014). No entanto, a porcentagem de nenhuma confiança subiu 40 pontos no período analisado. Clique aqui para acessar o relatório na íntegra.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page