top of page

Observatório das Eleições dispõe de Mapas Eleitorais feitos com dados do TSE


Neste ano de 2018, o Observatório das Eleições disponibilizou os resultados de todas as eleições presidenciais desde 1989 até 2014 nos municípios brasileiros. Para cada eleição, foi apresentado o candidato mais votado por cidade no primeiro turno e a porcentagem de votos recebida pelo vencedor por município no primeiro e no segundo turnos. A partir desses mapas é possível ver e comparar a distribuição espacial de votos de partidos e candidatos ao longo do tempo.


Os dados foram organizados pela equipe do Observatório das Eleições 2018 do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As bases cartográficas georreferenciadas foram obtidas no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e no site do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cebrap)​.


Confira:




2014


2010

2006

2002

1998

1994

1989

O Observatório das Eleições é um projeto criado no âmbito do INCT - Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação com objetivo de produzir análises acerca de múltiplos temas relativos ao processo eleitoral de 2018. O Observatório é fruto de cooperação entre cientistas políticos e instituições de pesquisa de renome como UFMG, UNICAMP, IESP/UERJ e UnB.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page