MÍDIA

Entre a representação e a participação está a opinião pública. A formação da opinião pública se passa, muitas vezes, pela mídia.  Com os avanços tecnológicos, ela tem sofrido modificações na forma de veiculação de informações. A expansão das novas tecnologias de comunicação e informação instauraram novos desafios para a relação entre cidadãos e o sistema político.

No Brasil, a realidade atual é a de persistência da concentração de propriedade da mídia. Esse cenário é complexo, uma vez pode causar uma privatização do direito a voz e, consequentemente, corromper a opinião pública.

Sendo assim, da mesma forma que a representação e a participação apresentam clivagens, uma questão que adquire relevância no papel da mídia é: a maneira como estas clivagens se tornam públicas ou são percebidas pelo público.

Dentro deste contexto o  Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação irá buscar articular questões sobre a democratização da mídia e a introdução de novas tecnologias de comunicação para a conformação de uma opinião pública livre e plural.

Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação

Endereço: Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha | Belo Horizonte - MG 31270-901

E-mail: institutodademocracia@institutodademocracia.org

Telefone: (31) 3409-5004