top of page

Pesquisadoras do INCT publicam artigos sobre sentidos da democracia e autoritarismo

Recentemente, foram publicados dois artigos com os resultados dos grupos focais sobre democracia e ativismos realizados pelo INCT em 2019:


Entre procedimento e substância participação política e sentidos da democracia (Revista Opinião Pública,2022)


Mesmo entre pessoas com trajetórias de engajamento e participação política, os sentidos da democracia podem variar. Como tendências gerais, conselheiros e conselheiras costumam enfatizar a participação, ativista de movimentos sociais tendem a avaliar a democracia pela sua capacidade de produzir inclusão, e ativistas de associações assistenciais tendem a ter visões mais procedimentais do processo democrático, e uma visão mais desconfiada - mais próxima a pessas não engajadas em participação. O texto apresenta resultados de pesquisa com grupo focais realizados em Belo Horizonte, Porto Alegre e Montes Claros, entre os meses de março e setembro de 2019.



Sentidos do autoritarismo no Brasil de 2019: um regime reabilitado? (Livro Crises na Democracia: legitimidade, participação e inclusão,2021)


O texto analisa sentidos e práticas associados a termos como autoritarismo, ditadura militar e regimes não democráticos por participantes de grupos focais realizados em 2019. Os resultados reforçam a literatura sobre autoritarismo no Brasil no sentido de que regimes não democráticos ganham legitimidade no país associados a ideias positivas sobre segurança e ordem. Trazem, ainda, um conjunto de sentidos associados à inevitabilidade de regimes não democráticos em casos de desordem, corrupção e uma sensação de que os problemas que não podem ser solucionados “na política” poderiam encontrar resoluções por outras vias.



Entendemos que estes textos podem ser árduos em alguns momentos pois mobilizam a literatura acadêmica, porém, consideramos importante compartilhar com vocês alguns dos resultados das pesquisas com as quais contribuíram.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page