top of page

Exposição Democracia em Disputa chega a Campinas/SP

A Exposição Democracia em Disputa conta, através de fotografias, a história da democracia no Brasil reunindo imagens que narram mais de meio século de episódios cruciais para a construção de nossas instituições políticas e para o fortalecimento do Estado de direito.


A abertura acontece na área externa do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp durante encontro da Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais), no dia 17 de outubro, a partir das 9 horas. A exposição estará aberta ao público e a entrada é gratuita, todos os dias, até 1o de novembro.


Totens com 37 fotografias são o centro da exposição. As imagens foram selecionadas tanto por seu valor artístico e cultural como por retratar episódios marcantes da história brasileira recente.


Além da exposição física, uma exposição digital traz vídeos com especialistas discutindo questões atuais e uma seleção comentada de filmes e capas de discos que ao longo dos últimos 70 anos tematizaram grandes questões políticas e sociais. Há, ainda, uma lista de músicas que refletem sobre assuntos que vão da censura e reconquista da liberdade de expressão à condição da mulher, passam por justiça social e chegam até o racismo.


Textos assinados por especialistas refletem sobre aspectos específicos das disputas democráticas recentes. A curadoria de fotos mostra como a construção da democracia no Brasil tem idas e vindas. Entre nossa primeira experiência democrática em 1945 e a crise atual, ela passa por momentos de avanços e retrocessos: 1954, 1961, 1964, 1985, 2014, 2016, 2018.


O debate sobre a crise da democracia é extremamente atual. Contar a história da construção democrática no Brasil recente é importante porque, se a democracia está frágil, ela precisa ser defendida. Conforme o coordenador geral da exposição, professor Leonardo Avritzer, "existem atores que querem romper com a democracia. E existem atores comprometidos com a defesa dos valores democráticos. Se hoje as instituições estão sendo degradadas por dentro, sobretudo pelas ações de líderes eleitos, isso ocorre porque nossa democracia tem sido instável".


A exposição é uma iniciativa do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação, recebida pelo Anpocs e pelo IFCH/Unicamp. Seu objetivo é avançar e aprofundar a discussão sobre a democracia brasileira a partir de imagens, vídeos, filmes e outras produções artísticas.


Contatos:

Comunicação INCT IDDC:Email: institutodademocracia@institutodademocracia.org


Ficha Técnica:

Coordenação Geral: Leonardo Avritzer

Produção Executiva: Rachel Callai Bragatto, Priscila Zanandrez e Priscila D. Carvalho

Curadoria de fotografias: equipes INCT IDDC e Projeto República | UFMG - Priscila Zanandrez, Rachel Callai Bragatto, Priscila D. Carvalho, Caio Dayrell Santos, Danilo Marques e Pauliane Braga

Curadoria da seção Cinema e democracia: Caio Dayrell Santos

Curadoria da seção Música e Democracia: Hugo Mansur

Apoio técnico: Alice Garcêz, Carla Beatriz Rosário dos Santos, Eugênio Rocha, Luiza Jardim, Victoria Frois, Washington Lima

Produção gráfica e impressão: Gestalt - Sérgio Arruda


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page