Editora UFMG lança 'República e Democracia - Impasses do Brasil Contemporâneo'

October 3, 2017

Foi lançado este ano pela Editora UFMG o livro República e Democracia - Impasses do Brasil Contemporâneo. Organizado pelos professores André Botelho e Heloísa Murgel Starling, a obra conta com a participação de especialistas em diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de promover o debate sobre o contexto político, social e cultural do Brasil contemporâneo.

 

O livro é Resultado de um seminário promovido pelos projetos Biblioteca Virtual do Pensamento Social, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz, e República, com base na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A obra busca, segundo os organizadores em sua apresentação, “articular nossas convicções democráticas e nossas dúvidas sobre o presente”, apoiados em pesquisas universitárias e desafiados pelos acontecimentos em curso no país desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016.

 

 

 

A obra se divide em quatro partes e promete romper com modelos lineares de interpretação, analisando sob perspectiva sócio-histórica, a sociedade, o Estado e a cultura brasileira.

 

André Botelho é professor do Departamento de Sociologia da UFRJ e pesquisador do CNPQ e da FAPERJ. Publicou, entre outras obras, De olho em Mário de Andrade: uma descoberta intelectual e sentimental do Brasil (2012) e Essencial sociologia (2013)

 

Heloisa Murgel Starling é professora Titular do Departamento de História da UFMG e coordena o Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória. Publicou, entre outras obras, Os senhores das gerais, os novos inconfidentes e o golpe de 1964 (1986) e Lembranças do Brasil: teoria política, história e ficção em “Grande Sertão: veredas (1999), além de ser coautora de Brasil - Uma Biografia (2015).

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Brasileiros estão insatisfeitos com a democracia, segundo pesquisa do INCT

May 8, 2018

1/5
Please reload

Posts Recentes