Coordenador do Instituto da Democracia recebe Medalha da Inconfidência

April 25, 2018

 

 

O cientista político e coordenador do Instituto da Democracia, Leonardo Avritzer, recebeu do governo de Minas Gerais a Medalha da Inconfidência na distinção Grau Honra. A cerimônia de entrega da comenda, a maior honraria cedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, ocorreu no último sábado, 21 de abril, em Ouro Preto, e concedeu a medalha a mais de 170 personalidades e instituições que contribuíram de alguma maneira para o prestígio e projeção mineira.

 

Avritzer é professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (DCP/UFMG) e foi presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (ABPC). Publicou, entre outras obras, Impasses da democracia no Brasil (2016),  Experiências Nacionais de Participação Social (2002) e The Two Faces of Institutional Innovation (2017).

 

A lista de homenageados pelo Governo do Estado reuniu intelectuais, ativistas de movimentos sociais, políticos, empresários, membros da sociedade civil, entre outros. Dentre os agraciados pela honraria, estavam a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e o motorista Anderson Gomes (In-memoriam), ambos assassinados no último mês na capital do estado. Também receberam a homenagem docentes da UFMG, entre eles a atual reitora da instituição, a professora Sandra Goulart Ribeiro.

 

Criada 1952 pelo então governador do estado, Juscelino Kubitschek, a medalha é tradicionalmente entregue em 21 de abril, dia que homenageia o mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes, e conta com quatro designações diferentes: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

 

A cerimônia teve como orador Fernando Pimentel, atual governador do Estado pelo Partido dos Trabalhadores, e foi realizada no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Simbolicamente, para a cerimônia, a capital mineira é transferida para Ouro Preto por meio de um decreto estadual, relembrando o período de 1823 até 1897, em que residia na cidade o governo central de Minas Gerais.





 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Brasileiros estão insatisfeitos com a democracia, segundo pesquisa do INCT

May 8, 2018

1/5
Please reload

Posts Recentes