top of page

Relação entre mercado e democracia é tema de ciclo de debates


[Imagem: Maria Alice Silveira]

“Não existe outro atalho a não ser a democracia”, disse Nelson Barbosa, nesta segunda (16), sobre a crise econômica e institucional instaurada no país. A temática foi recorrente entre os participantes da mesa de debates do ciclo “Pensando a Democracia, a República e o Estado de Direito no Brasil”, que teve como objeto de discussão as relações entre mercado e democracia. Realizada no auditório Paulo Camillo do BDMG, a mesa recebeu Nelson Barbosa (FGV-SP), Clélio Campolina (UFMG) e Bruno Reis (UFMG).

A maior recessão econômica da história do Brasil, segundo Barbosa, teria sido uma das responsáveis pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Em um cenário de grande polarização, encontrar caminhos para a economia tornou-se ainda mais delicado. A crise, antes econômica, torna-se então política. Para Reis, o desafio está em juntar os cacos em um momento em que a economia parece dissociada da democracia.

A questão das reformas também foi uma das pautas de debate dos participantes. A legitimidade delas é o principal tópico para Barbosa, que diz ser o necessário para que elas se sustentem. Campolina diz ainda que é necessário discussão acerca das decisões sobre a economia, pois é preciso ter cautela com as soluções encontradas pelo mercado.

Professor Campolina reafirma ainda a necessidade da criação de um projeto de sociedade para definir o rumo da nação. “O ponto zero da democracia brasileira é a educação básica de qualidade”, disse concluindo seu comentário, apontando a necessidade de se estimular o pensamento crítico.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page