top of page

Deliberação em sociedades divididas é tema de livro lançado na UFMG


O processo de deliberação em grupos divididos é tema do livro Deliberation across deeply divided societies - Transformative Moments, lançado no dia 24 de agosto, na UFMG.

A obra é fruto de parceria entre pesquisadores de universidade dos Estados Unidos, Brasil, Suíça e Colômbia. De autoria de Jürg Steiner, Maria Clara Jaramillo, Rousiley Maia e Simona Mameli, o livro investiga as dinâmicas de deliberação entre grupos profundamente divididos.

No livro, os autores examinam como os processos deliberativos podem aumentar ou diminuir com o papel das histórias pessoais, justificações e humor de líderes. As investigações realizadas contam com casos de debates entre moradores de favelas e policiais militares no Brasil, ex-guerrilheiros e ex-paramilitares na Colômbia, e sérvios e bósnios na Bósnia e Hezergovina.

Capa do livro Deliberation across Deeply Divided Societies

No dia do lançamento do livro também foi realizada uma videoconferência com Jürg Steiner, professor de Ciência Política na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e um dos autores do livro. Logo após, houve a mesa redonda Deliberação em Sociedades Divididas: desafios e perspectivas, que contou com a participação de Rousiley Maia (PPGCOM/UFMG), Leonardo Avritzer (PPGCP/UFMG), Ricardo Fabrino Mendonça (PPGCP/UFMG),Danila Cal (PPGCOM/UFPA), e Janine Bargas (PPGCOM/UFMG) . O evento fez parte das atividades do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page