Deliberação em sociedades divididas é tema de livro lançado na UFMG


O processo de deliberação em grupos divididos é tema do livro Deliberation across deeply divided societies - Transformative Moments, lançado no dia 24 de agosto, na UFMG.

A obra é fruto de parceria entre pesquisadores de universidade dos Estados Unidos, Brasil, Suíça e Colômbia. De autoria de Jürg Steiner, Maria Clara Jaramillo, Rousiley Maia e Simona Mameli, o livro investiga as dinâmicas de deliberação entre grupos profundamente divididos.

No livro, os autores examinam como os processos deliberativos podem aumentar ou diminuir com o papel das histórias pessoais, justificações e humor de líderes. As investigações realizadas contam com casos de debates entre moradores de favelas e policiais militares no Brasil, ex-guerrilheiros e ex-paramilitares na Colômbia, e sérvios e bósnios na Bósnia e Hezergovina.

No dia do lançamento do livro também foi realizada uma videoconferência com Jürg Steiner, professor de Ciência Política na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e um dos autores do livro. Logo após, houve a mesa redonda Deliberação em Sociedades Divididas: desafios e perspectivas, que contou com a participação de Rousiley Maia (PPGCOM/UFMG), Leonardo Avritzer (PPGCP/UFMG), Ricardo Fabrino Mendonça (PPGCP/UFMG),Danila Cal (PPGCOM/UFPA), e Janine Bargas (PPGCOM/UFMG) . O evento fez parte das atividades do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação

Endereço: Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha | Belo Horizonte - MG 31270-901

E-mail: institutodademocracia@institutodademocracia.org

Telefone: (31) 3409-5004