top of page

Heloisa M. Starling lança 'Ser republicano no Brasil Colônia'


[Imagem: Divulgação]

O Conservatório da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebe o lançamento do livro ‘Ser republicano no Brasil Colônia’, escrito pela professora Heloisa Murgel Starling. O evento será realizado no próximo dia 20 de junho, quarta-feira, às 19h, na capital mineira, Belo Horizonte, e receberá convidados para uma mesa de bate-papo sobre o livro.

Além da autora, estarão presentes no bate-papo José Murilo de Carvalho, cientista político, historiador e membro da Academia Brasileira de Letras, Marcelo Fonseca, do jornal Estado de Minas, Newton Bignotto, filósofo e professor da UFMG, e Ricardo Teperman, músico e antropólogo.

A obra, lançada pela editora Companhia das Letras, investiga a presença do ideal republicano dentro do Brasil Colônia, salientando momentos críticos como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, anteriores à Independência. ‘Ser republicano no Brasil Colônia’ caminha desde as primeiras recepções e as adaptações da palavra república no país colonizado, até 15 de novembro de 1889, data da independência brasileira.

Starling é professora titular do Departamento de História da UFMG, coordenadora do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória e integra o grupo de pesquisadores do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação. Publicou, entre outras obras, Os senhores das gerais, os novos inconfidentes e o golpe de 1964 (1986) e Lembranças do Brasil: teoria política, história e ficção em “Grande Sertão: veredas (1999), e Brasil - Uma Biografia (2015).

Organizado pelo Projeto República, Estado de Minas e Companhia das Letras, o lançamento é aberto ao público e, no local, ocorrerá venda do livro lançado e de outros títulos dos participantes do bate-papo. O Conservatório da UFMG localiza-se na Av. Afonso Pena, 1534, no centro da cidade.

Confirme presença no evento clicando aqui.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page