top of page

Associação Brasileira de Ciência Política: "Nota da Diretoria - Em defesa da democracia"


A Associação Brasileira de Ciência Política tem um compromisso histórico com a democracia. Desde o princípio, temos defendido o fortalecimento das instituições democráticas. Se, por um lado, isso é fundamental para que possamos continuar desenvolvendo pesquisas e atividades de ensino em um ambiente de liberdade de pensamento e de expressão, por outro somos uma área que tem se dedicado historicamente à análise sistemática dos efeitos dos regimes autoritários.

Ditaduras e autoritarismos corresponderam, nas muitas experiências que se conhece, ao desrespeito a direitos humanos básicos, à perseguição a adversários políticos e à censura.

Desde a transição para a democracia, nos anos 1980, vivemos em um regime democrático certamente marcado por imperfeições. Mas temos certeza de que a democracia é o único caminho para o aprimoramento da política.

As ameaças e fantasias mórbidas de lideranças autoritárias precisam ser levadas a sério porque conduzem a uma deterioração do ambiente político. Rompido o limite das instituições democráticas, da Constituição e do Estado de Direito, ficamos sujeitos a essas mesmas lideranças. A quem prestarão contas quando os controles se esgarçam ou desaparecem?

Unimo-nos às vozes de muitos atores sociais, no Congresso, no Judiciário, nos partidos, na imprensa e nas organizações da sociedade civil que têm manifestado enorme preocupação com o rumo que o país tem tomado.

Não há meias palavras, trata-se de um crescente autoritarismo, da erosão da democracia. E aqueles que têm aceitado esse rumo, talvez por entenderem que assim seus interesses podem ser mais diretamente contemplados, terão que prestar contas às gerações futuras. São responsáveis, como é o atual presidente da República e sua entourage.

Reafirmamos, assim, mais uma vez, com preocupação, mas também com a responsabilidade que nos cabe, nosso compromisso com a democracia e a defesa das instituições democráticas.

Diretoria da ABCP

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page