top of page

Quem Somos

​O Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação tem como objetivo avançar e aprofundar a discussão sobre a democracia brasileira, tendo em vista sua organização, os hábitos democráticos da população e a organização da mídia no país.

 

O Instituto faz parte do Programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) e é formado por grupos de pesquisas de quatro instituições principais: UFMG, IESP/UERJ, Unicamp e UnB e por pesquisadores da USP, UFPR, UFPE, UNAMA, IPEA e, internacionalmente, do CES/UC e da UBA.

 

A equipe do Instituto é composta por sociólogos, cientistas políticos, juristas, historiadores e comunicólogos que desenvolverão suas atividades combinando investigação e docência em Instituições Públicas de Ensino Superior de excelência no Brasil e também na Argentina e em Portugal. Seus membros são pesquisadores de renome nacional e internacional, especialistas nas áreas de opinião pública, democracia, justiça e cidadania.

Quem Somos
Pesquisadores
Grupos Associados

Comitê Gestor

avritzer.jpg

Leonardo Avritzer

UFMG

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), doutorado em Sociologia Política pela New School for Social Research (1993) e pós-doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (1998-1999) e (2003). Atualmente é professor titular do departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais.

Obras Recentes / de Destaque:

  • Impasses da democracia no Brasil (2016)

  • Experiências Nacionais de Participação Social (2002)

1.jpeg

Fabiano Guilherme Mendes Santos

UERJ

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela mesma Instituição (1994).  Desde de 2010 é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde coordena o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (NECON).

Obras Recentes / de Destaque:

  • O poder legislativo no presidencialismo de coalizão (2003)

  • O poder legislativo nos Estados: Diversidade e convergência (2001)

foto-Rachel.jpg

Rachel Meneguello

UNICAMP

Graduada em Ciências sociais (1980), mestra em ciência política (1987) e doutora em ciências sociais (1996) pela UNICAMP.Atualmente é professora Titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas. É pesquisadora 1B do CNPq, Membro do Planning Committee do Comparative Study of Electoral Systems (Univ. Michigan) e do Advisory Board of the Americas Barometer (Univ. Vanderbilt). Seus livros e artigos publicados resultam de pesquisas sobre partidos políticos, comportamento político e estudos sobre democracia. Atualmente atua também como integrante do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.

Obras Recentes / de Destaque:

  • Partidos conservadores no Brasil contemporâneo (2000)

  • Partidos políticos e consolidação democrática: o caso brasileiro (1986)

jorao_feres_junior.jpg

João Feres Júnior

UERJ

Graduado em Ciências Sociais e mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1988 e 1997). Possui mestrado e doutorado em Ciência Política pela City University of New York, Graduate Center (1998, 2003). É professor de ciência política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ, desde 2010. É coordenador do GEMMA ( Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa) e do LEMPE (Laboratório de Estudo de Mídia e Esfera Pública).

Obras Recentes / de Destaque:

  • The concept of Latin America in the United States (2010)

  • Teoria política contemporânea: uma introdução (2010)

Giovanni Aldo Luigi Allegretti.jpg

Giovanni Allegretti

Universidade de Coimbra

Giovanni Aldo Luigi Allegretti é licenciado em Arquitetura (1996) e Doutor em Planeamento Urbano, Territorial e Ambiental (2000) pela Universidade do Florença, Itália. Atualmente é investigador sênior do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e é um dos coordenadores do Núcleo "DECIDe".

Obras Recentes / de Destaque:

  • Allegretti, Giovanni; Mattiazzi, Giulio (2014), La partecipazione oltre il quartiere. Padova: CSV e Comune di Padova

  • Allegretti, Giovanni (orgs.) (2007), El Presupuesto Participativo Como Instrumento de Lucha Contra la Exclusion Social y 3. 3. 3. Territoria. Estudios de Buenas Practicas.. Veneza: URBAL/Comune di Venezia/Progetto INCLUIR

IMG_8740.JPG

Marjorie Marona

UFMG

Professora do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (DCP/FAFICH/UFMG). Coordenadora do Observatório da Justiça no Brasil e na América Latina (OJB-AL/UFMG). Pesquisadora do Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação- INCT/IDDC. Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) com estágio de doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2011-2012). Mestre em Filosofia do Direito pela UFMG (2004) e graduada em Direito (2001).

Obras Recentes / de Destaque:

  • O Constitucionalismo Democrático Latino-Americano em debate: soberania, separação de poderes e sistema de direitos.

  • Justiça no Brasil: às margens da Democracia

oswaldo.png

Oswaldo Amaral

UNICAMP

É graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Ciências Sociais na área de Política pela mesma instituição e doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2008, cumpriu estágio de doutoramento com financiamento da Capes no Latin American Centre (LAC) da University of Oxford.

Obras Recentes / de Destaque:

  • A Constituição de 88: trinta anos depois.

  • As transformações na organização interna do Partido dos Trabalhadores entre 1995 e 2009.

PRINCIPAIS PESQUISADORES

GRUPOS DE PESQUISAS ASSOCIADOS

prodep logo.png
Cesop Logo.png
cfch logo.png
ces coimbra.jpg
uba logo.png
uba logo.png
eme logo.jpg
cel dcp ufmg logo.png
resocie logo.png
ojb logo.jpg
República_UFMG.png
bottom of page