O Instituto

O Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação tem como objetivo avançar e aprofundar a discussão sobre a democracia brasileira, tendo em vista sua organização, os hábitos democráticos da população e a organização da mídia no país.  O Instituto faz parte do Programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) e é formado por grupo de pesquisas de quatro instituições principais: UFMG, UERJ, Unicamp e USP e por pesquisadores da Unb, UFPR, UFPE, UNAMA, IPEA e, internacionalmente, do CES/UC e da UBA.

A equipe do Instituto é composta por sociólogos, cientistas políticos, juristas, historiadores, comunicólogos que desenvolverão suas atividades combinando investigação e docência em Instituições Públicas de Ensino Superior de excelência no Brasil e também na Argentina e em Portugal. Seus membros são pesquisadores de renome nacional e internacional especialistas nas áreas de opinião pública, democracia, justiça e cidadania.

Comitê Gestor

Leonardo Avritzer

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), doutorado em Sociologia Política pela New School for Social Research (1993) e pós-doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (1998-1999) e (2003). Atualmente é professor titular do departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783117U7

 

Obras de destaque/recentes:

  1. Impasses da democracia no Brasil (2016)

  2. Experiências Nacionais de Participação Social (2002)

Fabiano Guilherme Mendes Santos

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela mesma Instituição (1994).  Desde de 2010 é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde coordena o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (NECON).

 

Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782116Z3

 

Obras de destaque/recentes:

 

  1. O poder legislativo no presidencialismo de coalizão (2003)

  2. O poder legislativo nos Estados: Diversidade e convergência (2001)

Rachel Meneguello

Graduada em Ciências sociais (1980), mestra em ciência política (1987) e doutora em ciências sociais (1996) pela UNICAMP.Atualmente é professora titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas. É pesquisadora 1B do CNPq, e integra o Planning Committee do Comparative Study of Electoral Systems (Univ. Michigan) e o Advisory Board of the Americas Barometer (Univ. Vanderbilt). Seus livros e artigos publicados resultam de pesquisas sobre partidos políticos, comportamento político e estudos sobre democracia.

Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793559A3

 

Obras de destaque/recentes:

  1. Partidos conservadores no Brasil contemporâneo (2000)

  2. Partidos políticos e consolidação democrática: o caso brasileiro (1986)

João Feres Júnior

Graduado em Ciências Sociais e mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1988 e 1997). Possui mestrado e doutorado em Ciência Política pela City University of New York, Graduate Center (1998, 2003). É professor de ciência política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ, desde 2010. É coordenador do GEMMA ( Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa) e do LEMEP (Laboratório de Estudo de Mídia e Esfera Pública).

 

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784089T7

 

Obras de destaque/recentes:

 

  1. The concept of Latin America in the United States (2010)

  2. Teoria política contemporânea: uma introdução (2010)

Giovanni Allegretti

Giovanni Aldo Luigi Allegretti é licenciado em Arquitetura (1996) e Doutor em Planejamento Urbano, Territorial e Ambiental (2000) pela Universidade de Florença, Itália. Atualmente é investigador sênior do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e é um dos coordenadores do Núcleo "DECIDe" (Democracia, Cidadania e Direito).

Obras de destaque/recentes:

1. Allegretti, Giovanni; Mattiazzi, Giulio (2014), La partecipazione oltre il quartiere. Padova: CSV e Comune di Padova

2. Allegretti, Giovanni (orgs.) (2007), El Presupuesto Participativo Como Instrumento de Lucha Contra la Exclusion Social y 3. 3. 3. Territoria. Estudios de Buenas Practicas.. Veneza: URBAL/Comune di Venezia/Progetto INCLUIR

Pesquisadores

Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação

Endereço: Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha | Belo Horizonte - MG 31270-901

E-mail: institutodademocracia@institutodademocracia.org

Telefone: (31) 3409-5004